O benefício da Realidade virtual na área da saúde


O setor de saúde é um dos maiores adotantes da realidade virtual que engloba a simulação de cirurgia, tratamento de fobias, cirurgia robótica e capacitação.

Uma das vantagens desta tecnologia é permitir aos profissionais de saúde aprender novas habilidades, bem como atualizar as existentes em um ambiente seguro. Além disso, tudo sem causar qualquer perigo para os pacientes.

Software de simulação humana

Um exemplo disto é o sistema HumanSim que possibilita médicos, enfermeiros e outros profissionais da área interajam com outros em um ambiente interativo. Eles se envolvem em cenários de treinamento em que eles têm que interatuar com um paciente, mas apenas dentro de um ambiente 3D. Esta é uma experiência imersiva que mede as emoções do participante através de uma série de sensores.

Diagnóstico de realidade virtual

A realidade virtual é frequentemente usada como uma ferramenta de diagnóstico na medida em que permite médicos chegarem ao diagnóstico em conjunto com outros métodos, como exames de MRI. Isso remove a necessidade de procedimentos invasivos ou cirurgia.

Cirurgia robótica virtual

Um uso popular dessa tecnologia é em cirurgia robótica. O procedimento é realizado por meio de um dispositivo robótico - controlado por um cirurgião humano, o que reduz o tempo e o risco de complicações. A realidade virtual também foi usada para fins de treinamento e, no campo da teletransmurgia remota, em que a cirurgia é realizada pelo cirurgião em um local separado para o paciente.

A principal característica deste sistema é o feedback de força, pois o cirurgião precisa medir a quantidade de pressão a ser usada ao executar um procedimento delicado.

Mas há uma questão de atraso ou latência que é uma preocupação séria, pois qualquer atraso - mesmo uma fração de segundo - pode parecer anormal para o cirurgião e interromper o procedimento. Portanto, é necessário ter um feedback de força preciso para evitar isso.

A maioria de nós pensa na realidade virtual em conexão com a cirurgia, mas essa tecnologia é usada de forma não cirúrgica, por exemplo, como ferramenta de diagnóstico. Ele é usado ao lado de outros exames médicos, como raios-X, exames e exames de sangue para ajudar a determinar a causa de uma determinada condição médica. Isso muitas vezes remove a necessidade de uma investigação mais aprofundada, como a cirurgia, que é demorada e arriscada.

A realidade aumentada é outra tecnologia usada nos cuidados de saúde. Se retornarmos ao exemplo da cirurgia com esta tecnologia, as imagens geradas por computador são projetadas na parte do corpo a ser tratada ou são combinadas com imagens digitalizadas em tempo real.

#Realidadevirtual #realidadeaumentada #tecnologia #medicina #saúde #robótica #cardboard #mw2digital

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.